Um carro em boas condições proporciona a possibilidade de transitar com maior segurança não somente para o benefício de nossa família, mas também para os demais motoristas.
Além disso, manter o motor e demais acessórios bem cuidados, também evitará possíveis quebras, que quando acontece o custo do conserto será muito maior que o custo de mantê-lo em boas condições ou cumprir com o plano determinado pelo fabricante do nosso veículo.
Para manter seu carro em excelentes condições, é aconselhável que você siga as dicas abaixo:
- Óleo.
O ideal é trocar o óleo do carro a cada 5.000 ou 8.000 quilômetros e trocar também o filtro em cada mudança.
- Anticongelante.
Se você vive em um clima frio, deve revisá-lo todas as semanas.
- Amortecedores.
Controlar o estado dos mesmos periodicamente e verificar a existência de possíveis vazamentos de óleo.
- Bateria.
Sim, sua bateria necessita de manutenção, confira os níveis da mesma a cada 3 meses aproximadamente. Na própria bateria existem instruções para verificar as condições dela. Verifique o prazo recomendado pelo fabricante para a troca.
- Filtro de ar.
Revise-o a cada 2 ou 3 meses, ou em intervalos menores se você roda por caminhos de terra ou se vive em zonas com muito pó e poluição. Troque-o se notar que se encontra muito sujo. Ou então siga as recomendações de seu fabricante.
- Filtro de combustível e óleo.
Devemos controlá-los periodicamente e mantê-los sempre em bom estado. Controlar vazamentos ou possíveis rachaduras no material. Deve ser trocado conforme orientação do fabricante.
- Faróis dianteiros.
Verifique se todas as luzes estão funcionando e que não estejam muito altos, já que podem ofuscar a visão dos carros que circulam a nossa frente.
- Lanternas traseiras.
Verifique se todas as luzes estão funcionando corretamente. E tanto para os faróis dianteiros como para as lanternas traseiras, é uma boa opção levar algumas lâmpadas e fusíveis de reserva dentro do carro.
- Limpadores do pára-brisa.
Verifique mensalmente o estado de conservação das borrachas dos limpadores, pois se estiverem ressecadas ou rachadas pouco servirão durante um dia de chuva intensa. A troca é recomendada a cada 6 meses.
- Líquido de freios.
Verificar a cada 60 dias o nível do líquido de freios. Se o nível se encontra abaixo da medida, deve-se completar e controlar a presença de possíveis vazamentos.
- Pneus.
Controlar a pressão dos pneus semanalmente é fundamental para o bom funcionamento do motor e além de evitar um desgaste desparelho, economiza combustível e torna seu dia-a-dia muito mais seguro. Verifique também a presença de caroços ou bolhas, rachaduras ou desgaste excessivo.
- Motor.
Faça uma revisão do seu motor a cada 50.000 quilômetros aproximadamente ou quando seu mecânico de confiança indicar.
- Correias.
É fundamental trocar as correias a cada 40.000 quilômetros ou quando o manual de manutenção de seu carro indicar, isto assegurará um melhor rendimento do motor e evitará o risco de possíveis prejuízos caso uma delas venha a se romper.
Leia mais no oSabeTudo.com: Como manter seu Carro em boas Condições | O Sabe Tudo
Gostei das dicas!
ResponderExcluirTextos concisos e eficientes.
Abraço!
Qualquer duvida estamos a disposição
ResponderExcluir