segunda-feira, 18 de julho de 2011

10 - Dicas para aumentar a durabilidade do seu carro

Dicas para aumentar a durabilidade do seu carro

1-Dirigir com a mão no câmbio
Dirigir com a mão apoiada na alavanca do câmbio força o desgaste de peças como luva de engate e anel sincronizador.


O desgaste é ainda maior com o carro em movimento, pois as peças entram em atrito com mais facilidade.

2- Outro alerta seria o vício do motorista dirigir com o pé no pedal da embreagem.
 O pedal de embreagem deve ser usado apenas para realizar a troca das marchas. Dirigir com o pé no pedal ou dosando a embreagem na hora de subir uma ladeira, por exemplo, pode provocar o desgaste prematuro do colar de embreagem e do platô.


3-Ar Condicionado ou Janelas Abertas?
Com o preço do combustível em alta, uma das preocupações do motorista é o que fazer para minimizar esse gasto. Uma das atitudes, muitas vezes, é abrir mão da segurança e do conforto que o ar-condicionado proporciona para reduzir o consumo.  Mas o que muitos não sabem é que em velocidades superiores a 70 km/h, manter os vidros abertos acarreta em um gasto ainda maior.




4- Farois de Milha x Farois de Neblina
O uso do ar-condicionado aumenta sim o consumo de combustível. Porém, o gasto é maior quando utilizado em velocidades inferiores a 70 km/h. Acima disso, o consumo tende a ser menor em razão do atrito aerodinâmico que os vidros abertos criam. Ou seja, pensando em economia, o ar ligado compensa quando a velocidade é maior do que 70 km/h. Do contrário, os vidros abertos representam menos gasto.

Ainda assim, conforto e segurança podem ofuscar essa economia.


Tem muita gente que acha que farol de milha e farol de neblina são a mesma coisa. São dois equipamentos diferentes e seria interessante você saber a diferença entre eles para poder escolher qual dos dois é mais adequado para você.

farol de milha é um equipamento desenvolvido para iluminar à longa distância. O farol de milha precisa ser instalado nos pontos mais elevados do carro. Pode ser na mesma altura dos faróis ou se preferir acima dos faróis. O farol de milha possui um foco bem concentrado e não dispersa a luz para todos os lados. O uso do farol de milha pode prejudicar a visão de outros motoristas e por isto só deve ser usado quando realmente é necessário.


Já o farol de neblina é desenvolvido para iluminar a estrada na parte que está logo à frente do veículo. Por este motivo o farol de neblina fica instalado o mais perto possível do nível do solo. O foco do farol de neblina é totalmente disperso horizontalmente para espalhar a luz como se fosse um leque. Seu alcance é para uma distância curta e por isto ele quase não prejudica a visão dos outros motoristas. Seu uso é indicado em estradas com neblina, nuvens de poeira e chuva.
Em estradas com muitos buracos o farol de neblina é de grande utilidade. Isto tem se tornado cada vez mais útil nas grandes cidades.

Aumentando a Vida do Motor












  1. Mesmo no inverno, não deixe o motor funcionando muito tempo para aquecer. A temperatura ideal é atingida mais facilmente com o carro em movimento. Basta dirigir com suavidade.
  2. Nas trocas de óleo, jamais coloque o líquido além do nível indicado. O excesso acaba sujando as velas, prejudicando a queima de combustível. O carro vai acabar perdendo potência e consumindo mais combustível.
  3. Para garantir medição precisa, sempre faça a verificação dos níveis de óleo e água com o motor frio.
  4. Faça sempre as revisões e trocas de componentes no prazo recomendado pelo fabricante.
  5. Nunca abra a tampa do reservatório de água com o motor quente. Isso acaba despressurizando todo o sistema, gerando bolhas de ar que podem prejudicar a circulação da água e, em uma situação extrema, levar ao superaquecimento do motor.

    Siga-nos no Twitter : @classivelp

    Curti a Classivel : Classivel Premium

Nenhum comentário:

Postar um comentário