Marcas coreanas disparam no Brasil
Kia e Hyundai mais que dobraram seus volumes de vendas em 2010
As marcas Hyundai e Kia têm crescido em proporções surpreendentes nos últimos anos. É só espiar o estacionamento do prédio, a garagem dos vizinhos, o trânsito: os coreanos estão por todos os lados. Juntas, as duas marcas venderam mais de 148 mil veículos em 2010 – para se ter ideia, a
Fiat, líder de mercado, vendeu 760 mil unidades no período.Os dados são da Abeiva (Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores) e Fenabrave (Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores).
Se fossem uma marca só,
Kia e
Hyundai já ocupariam a sexta colocação do ranking. Só que a Hyundai, sozinha, está quase lá: em 2010, pulou da nona para a sétima posição, com 106 mil unidades emplacadas -- em 2009, foram 71 mil unidades. Deixou para trás
Toyota e
Peugeot.
A
Kia, há 18 anos no Brasil, nunca esteve tão em evidência. Foi uma das marcas que mais lançou produtos no ano passado e o resultado não poderia ser outro: a marca cresceu 126% em relação a 2009, com 54.445 unidades emplacadas, segundo a Abeiva. Subiu uma posição no ranking, superando a
Mitsubishi, e agora é a 11ª colocada. Tímida, a coreana SsangYong vendeu 3.912 unidades em 2010, e está em 20º.
Confira as dez maiores marcas do mercado em 2010, segundo a Fenabrave:
1º Fiat – 760.474 unidades
2º VW – 697.342 unidades
3º GM – 657.622
4º Ford – 336.309
5º Renault – 160.306
6º Honda – 126.432
7º Hyundai – 106.017
8º Toyota – 99.567
9º Peugeot – 90.331
10º Citroën – 84.056
Nenhum comentário:
Postar um comentário